O Parque do Sabiá é um dos principais pontos turísticos de Uberlândia. Ele oferece diversas atividades de lazer e esporte. Além da pista de corrida que é o ponto de maior destaque, o parque conta quadras, piscinas, campos, represa, zoológico e uma enorme área verde.
A biodiversidade do local é impressionante. O zoológico, por exemplo, conta com mais de 250 animais, como: onças pintadas, lobo guará, araras, leoa, gaviões, jacaré entre outros.
Os animais, em grande maioria, foram resgatados e estão lá para serem cuidados, no entanto, o público pode visitar com algumas normas de cuidado.
No espaço do zoológico estima-se mais de 300 mil metros quadrados utilizados para valorizar e preservar a fauna e flora brasileira. Para manter a área bem preservada, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico realiza serviços de manutenção no local.
Sobre os animais, estão presentes diversas espécies, inclusive as que correm risco de extinção. Flávia Borges, coordenadora do Núcleo Técnico de Flora do Zoológico, relatou que essas espécies contam com cuidado individual.
“Algumas espécies vivem separadas, em um lado mais isolado, onde os visitantes não têm acesso, pois precisam da atenção de profissionais para se sentirem ambientadas, que é o caso do lobo guará”.
Flávia ainda comentou sobre a adaptação de outras espécies.
“Algumas chegam aqui meio tímidas, outras já são curiosas, que é o caso do macaco-prego. Eles gostam de conhecer tudo, e para ambientá-los da melhor forma possível, buscamos deixar o habitat deles o mais atraente possível para se sentirem bem”.
Outro animal que chama muita atenção no zoológico uberlandense, é a onça-parda. Espécie que corre sério risco de extinção por vários motivos. A bióloga Flávia relatou que correm riscos pois são animais que vivem soltos na mata, e por causa de queimadas, desmatamento em si, ou seja, alteração de habitat, correm assustados e acabam sendo atropelados.
A fauna do Parque também conta com várias espécies de aves:
Um dos animais mais bonitos presentes no zoológico é o pavão. A ave é dona de uma plumagem atraente, com cores intensas e chamativas.
Existem animais que são “gêmeos”, mas vivem separados por questão de território. A coordenadora relatou que o carrapateiro é um exemplo disso.
“É uma ave territorialista, acabando atacante outros da mesma espécie que se aproxima do seu território de alimentação e reprodução”.
Mais uma espécie que chama atenção dos visitantes, é o jacaré.
“Todos querem ver o réptil, principalmente as crianças, no entanto, tem dias que ele fica na água e não faz a alegria do público” afirmou a bióloga.
Outro fator que chama atenção no zoológico, é a flora. O termo faz referência a diversidade de plantas em uma região. O local conta com muitas plantas e muitas árvores. Um ambiente bem verde, cultivado e diversificado.
A fauna e a flora do parque do sabiá são bem preservadas. A administração do zoológico se preocupa bastante com os animais, visando sempre o melhor ambiente para eles. As espécies contam com uma equipe de biólogos e veterinários disponíveis, fora a dieta que os animais seguem, com frutas, legumes cozidos e crus, entre outros. É um ponto turístico que poderia ser mais divulgado pela prefeitura.
Para mais fotos sobre essa fauna e flora, acesse: bernardopereira.alboompro.com/gallery/97525-complementofotorreportagem